top of page

Ministério das Relações Exteriores comenta sobre o centenário do Genocídio Armênio

Ministério das Relações Exteriores se solidariza com o centenário do Genocídio Armênio.

Em abril de 2015 o primeiro genocídio do século XX completará cem anos. O Genocídio Armênio é "celebrado" por meio de protestos e cobranças em todas as partes do mundo. No dia de hoje (23/04) o MRE através de sua assessoria de imprensa em sua página oficial no Facebook respondeu uma breve pergunta feita por mim na noite de ontem, O Brasil vai ou não reconhecer o Genocídio Armênio?

"Afinal o Brasil vai ou não reconhecer o Genocídio Armênio?"

O Governo brasileiro se solidariza com a dolorosa tragédia dos armênios em 1915, no contexto do devastador morticínio que foi a Primeira Guerra Mundial. O Brasil favorece a busca do diálogo entre a Armênia e a Turquia, com vistas à resolução de questões históricas e à melhora das relações entre os dois países. Ao reconhecer o importante papel da numerosa e ativa comunidade armênia para a formação e o desenvolvimento do Brasil, o Governo brasileiro dispõe-se a aprofundar, ainda mais, as relações de amizade e cooperação que existem com a Armênia.”

-Assessoria de Imprensa MRE

Em resposta a assessoria de imprensa do MRE não se posicionou a favor ou contra o reconhecimento do ato causado pelo Império Turco Otomano em 1915. O genocídio foi reconhecido pelo Papa Francisco, cujo inclusive realizou uma missa no dia 12 deste mês honrando o 100° aniversario do massacre e cobrou o reconhecimento através das nações durante a missa. Assista.

“Ocultar ou negar o mal é como permitir que uma ferida continue sangrando sem enfaixa-la”

- Papa Francisco

Ao redor de todo o mundo, celebridades e anônimos celebram este mês com a busca pelo reconhecimento, muitos músicos, atores e atrizes, portadores ou não do “ian” em seus sobrenomes, compactuam com a importância que é considerar o “mal feito, feito” pelos turcos no inicio do século XX, que vitimou mais de 1,5 milhões de armênios, seja conhecido, estudado e lembrado como uma vergonha que se exige reparação a toda uma raça, e que não se repita novamente em local algum, por razão alguma. Que abusos como os que ocorreram não se repitam nunca mais (Never Again), pois ao contrario do que Hitler disse em um de seus discursos: “Quem se lembra do genocídio dos armênios?"

– Que todos fiquem cientes que muitos se lembram, filhos, netos, bisnetos, daqueles que foram brutalmente assassinados dentre outras atrocidades. Muitos outros, mesmos que não possuem sangue armênio como eu, milhares ao redor do mundo celebram a causa como uma forma de podermos mostrar ao mundo que a guerra só traz dor e desgraça ao mundo.

Pelo Mundo

A banda armeno-americana System Of A Down, fez seu ultimo show da primeira fase da turnê “Wake Up The Souls”. O show ocorreu na Republic Square em Yerevan, capital da Armênia, foi o primeiro show da carreira do SOAD em solo de seus descendentes.

Em São Paulo

Amanhã, sexta-feira 24/04 ocorrerá em São Paulo a “Marcha por Justiça” onde armênios e simpatizantes da causa se reunirão em frente ao Consulado da Turquia na capital paulista às 14h. Para mais informações acesse: Marcha Pela Justiça 24/04

“O reconhecimento do Genocídio Armênio é o pontapé inicial para a paz entre as nações, é reconciliação, é um pedido de perdão, é uma nova chance de recomeçarmos e olharmos a história como um passado vergonhoso que não deve ser repetido em hipótese alguma. É tempo de refletirmos e deixarmos nossas diferenças de lado, devemos nos unir como apenas “um”. Outros centenários certamente virão, seja o do holocausto seja o de qualquer outra atrocidade vergonhosa de nosso passado, devemos aprender com a história, não repeti-la ou usa-la como desculpas para causar dor ou sofrimento a nenhuma nação, raça ou pessoa. Que venha o fim das guerras e das atrocidades causadas pela minoria genocida, oportunista e mercenária. Que minhas palavras não sejam uma utopia.”

- Robert Lima

Para mais informações sobre o Genocídio Armênio e sobre a turnê Wake UpThe Souls visite os seguintes sites:

História, notícias, eventos sobre o GA - Genocidio Armenio

Agenda de Eventos referente ao centenário - Agenda Portal Estação Armenia

Cultura Armênia, Eventos e noticias sobre o país - Portal Estação Armenia

Wake Up The Souls – Ingressos e noticias sobre o - System Of A Down

Destaque
Tags
Nenhum tag.

SITE

bottom of page